ELEIÇÕES NO REINO UNIDO II

7 maio

Na quinta-feira, dia 06/05/2010, ocorreram as votações para a eleição do Parlamento Britânico, num clima de imensa expectativa para quem se interessa por política, uma vez que há a possibilidade de uma boa votação para os Liberais, o que facilitaria um acordo com os Trabalhista para formação de um Gabinete, com um novo LIB-LAB PACT, diluindo a força do bipartidarismo típico da política britânica.

Até o momento, os Conservadores sozinhos ganharam 288 distritos, enquanto Liberais (51) e Trabalhistas (243) juntos somam 294, com outros partidos juntos ganhando 27 cadeiras, enquanto faltam apurar os votos de outros 41 distritos, de acordo com a página eletrônica em inglês do jornal britânico The Telegraph (link). Mas tudo pode mudar até o final. O que está certo é que nenhum partido sozinho fará a maioria, o que leva possibilidade de os Conservadores formarem um Gabinete minoritário se tiverem mais cadeiras do que Liberais e Trabalhistas, situação que os britânicos chamam de hung parliament (parlamento enforcado).

Para quem quiser acompanhar os resultados finais, indicamos a BBC Brasil, com notícias em português, e o Blog do Na Prática a Teoria é Outra, que reúne comentários sobre o desenrolar dos fatos com um bom humor típico de quem é carioca e veste o manto sagrado. E que vença o melhor, o que quer que isso signifique.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: