ELEIÇÕES NO REINO UNIDO III

7 maio

As eleições no Reino Unido para eleger os integrantes do Parlamento Britânico, que se nessa quinta-feira, dia 06/05/2010, geram tal expectativa da formação de um Gabinete Conservador com apoio da minoria (hung parliament) ou de um Gabinete de coalização entre Trabalhistas e Liberais, a depender dos resultados das urnas, que relegaram para segundo plano outra marca registrada das eleições no Reino Unido estava esquecida: o voto facultativo.

No Reino Unido, vota quem quer e puder e o dia da eleição não é num feriado. Muitas vezes as pessoas estão no seu trabalho e aproveitam a hora do almoço para votar. Em vista disso os locais de votação ficam abertos até às 22:00. Para facilitar a vida do eleitor, que muitas vezes não tem como comparecer ao local de votação, é permitido o voto pelo Correio, o que facilita que fraudes ocorram, como já se tem notícia nesse ano (link). Pilantra dá em todo lugar, não só no Brasil, para tristeza dos pessimistas de plantão.

A cada eleição os responsáveis pela sua realização fazem um cálculo de quantos eleitores devem comparecer e organizam os locais de votação de acordo com essas expectativas. Quando comparecem menos pessoas do que o esperado tudo corre rápido. O problema surge quando comparecem mais pessoas do que o esperado, como nesse ano (link), gerando filas e protestos, pois pontualmente a votação se encerra no horário, como manda a pontualidade britânica. O bom é que muitos locais de votação são organizados em pubs, o botequim dos ingleses, e lá, no dia de votação, não tem lei seca.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: